domingo, 19 de julho de 2009

Fotos raras... e chocantes

Olá camaradas.


Sei que o tema é delicado, mas interessante. Em um livro que há pouco tempo obtive em um sebo (Grandes Pilotos de todos os tempos, 1977), achei duas fotos que nunca havia visto antes.

A primeira é do acidente de Roger Williamson na Holanda em 1973. A foto é do momento que os bombeiros e fiscais estão tirando o corpo de Williamson das ferragens do que restou do carro. Note no canto direito do carro o piloto David Purley, que minutos antes havia tentado desesperadamente salvar seu colega.

A segunda foto é do acidente de François Cevert nos EUA em 1973. Nesta foto mostra os bombeiros logo após apagar um princípio de incendio e constatar o pior: o piloto foi decapitado pelo guard-rail.

A terceira foto obtive de uma velha revista Veja, de maio de 1994. A foto mostra o acidente de Peter Revson, morto em Kyalami em 1974. Note na foto alguns espectadores e um piloto (provavelmente Emerson Fittipaldi, pelo capacete) tentando resgatar o piloto em meio as ferragens.

Se alguém conseguir descrever este último acidente, por favor deixe um comentário.

7 comentários:

  1. essa foto eu lembro de ver na época, em jornal ou revista. repare que dá pra ver o que parece ser as pernas do piloto, sendo puxado do carro. o cara de costas, com calças sujas de espuma de extintor, parece com o campeão de 1967, Denis Hulme. mas pode ser apenas um fiscal de pista.
    não tenho toda certeza, mas acho que aconteceu após a primeira curva depois da reta principal, uma curva à direita. ainda se minha lembrança for certa, foi por quebra de suspensão, provavelmente dianteira.
    havia outra foto, tirada desse mesmo angulo, também mostrando o Emerson. e o Graham Hill, bicampeão mundial de 1962 e 68. esse viu dezenas de colegas morrerem nas corridas em que participou. outro dia vi no youtube um filme dele ajudando a recolher partes da lotus destruída em que morreu Jim Clark.
    tenho uma foto (catei na web) dessa cena, depois de recolhido o piloto, mas mais aberta, dá pra ver melhor, parece que , como no caso do cevert, o carro foi parar atrás do guard rail, provavelmente por baixo. mas não sei se Revson foi degolado. nunca li nada nesse sentido.
    de todo modo isto é secundário. é interessante lembrar que sempre foi um problema da imprensa especializada lidar com a publicação de fotos de acidentes fatais. os ingleses, especialmente os mais veteranos, evitam publicá~las, porque consideram um desrespeito aos familiares e amigos ainda vivos do falecido. muito justo.
    já os italianos nunca tiveram esse pudor. muitas fotos desagradáveis como essas vi na Autosprint, nos anos 70.
    uma coisa que os blogs têm feito é trazer à tona fotos desconhecidas de acidentes conhecidos. no blog do rianov Albinov (F1 nostalgia) vi uma foto que mostra melhor aonde foi parar o carro do Helmut Koinigg (watkins glen 74).
    também no youtube há um fragmento muito curto de filmagem feito instantes depois do acidente do Cevert, o carro já está imóvel mas dá pra ver uma roda solta saltando pro mato.
    se quiser a foto que achei, me escreva:
    doamaral10@gmail.com
    abs
    fernando amaral

    ResponderExcluir
  2. Um dramático resgate de Revson, feito pelos seus próprios companheiros. de fato, Graham Hill está lá, Emerson e Dennis Hulme, um grande amigo de Revson. A morte do americano o chocou tanto que Hulme, o "Velho Urso" abandonou as corridas antes daquela temporada chegar ao fim. a causa da batida fatal, provavelmente uma suspensão partida. A Shadow, equipe de Revson nunca teve muita sorte em Kyalami.Três anos mais tarde outro de seus pilotos, Tom Pryce encontraria a morte de uma forma ainda mais chocante e absurda. Mas essa é outra história...
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. Muitos dizem que Françoise Cevert foi decapitado, na verdade ele teve o corpo dilacerado quase que partido ao meio, quem teve a cabeça decepada foi Helmut Koinigg, exatamente 1 ano depois e no mesmo circuito de Watkins Glen

    ResponderExcluir
  4. Muitos dizem que Françoise Cevert foi decapitado, na verdade ele teve o corpo dilacerado quase que partido ao meio, quem teve a cabeça decepada foi Helmut Koinigg, exatamente 1 ano depois e no mesmo circuito de Watkins Glen

    ResponderExcluir
  5. Correto, Cévert foi dilacerado pelo guard-rail, Koenig decaptado, ambos no mesmo circuito.
    Revson faleceu vítima de um incêndio em Kyalami com seu Shadow.

    ResponderExcluir
  6. Cévert sofreu dilaceramento e Koenigg decapitado, ambos na mesma pista. Revson carbonizado em treino na África do Sul, início da temporada.

    ResponderExcluir